SISTEMA DE GRADUAÇÃO


INICIANTE
Corda Crua
ALUNO
Corda Crua e Amarela
Corda Amarela “O ouro” – Significa a valorização do aprendizado que será desenvolvido a partir desta graduação.
Corda Amarela e Laranja
Corda Laranja “O Sol” – Significa o despertar para a consciência do aprendizado.
Corda Laranja e Azul
ALUNO GRADUADO
Corda Azul "O Mar" - Significa a consciência da imensidão do caminho a percorrer.
Corda Azul e Verde
Corda Verde "A Floresta" - Significa o pulmão do mundo. É nessa graduação que se concentra toda a força do trabalho. É a solidificação do aprendizado. É desta graduação que sairá a continuação e o alicerce da Abadá-capoeira.
Corda Verde e Roxa
INSTRUTOR
Corda Roxa "A Ametista" - É a reflexão da continuidade da capoeira. É nesta graduação que o capoeirista procura superar a dor física, psicológica e espiritual na busca dos conhecimentos da capoeira e na defesa dos ideais da Abadá Capoeira.
Corda Roxa e Marrom
PROFESSOR
Corda Marrom "O Camaleão" - É a cor que caracteriza o estilo. O camaleão. É desta graduação que sairão os futuros Mestrandos, Mestres e Grão-Mestre da Abadá Capoeira.
Corda Marrom e Vermelha
MESTRANDO
Corda Vermelha "O Rubi" - É a pedra que simboliza a justiça. É a fase que o capoeirista adquire a consciência da responsabilidade que tem para com a capoeira, procurando conduzir o seu trabalho e suas decisões com justiça.
MESTRE
Corda Vermelha e Branca Transformação. É nesta graduação que o capoeirista procura desenvolver todo o seu potencial, no sentido de congregar e manter os ideais, já que está numa fase de transformação, ou seja, se preparando para assumir a graduação máxima dentro do sistema de graduação da Abadá-capoeira. Para isto, é preciso, decidir com acerto, precisão, honestidade, lealdade e acima de tudo com sabedoria e imparcialidade.
GRÃO-MESTRE
Corda Branca "O Diamante" - É o mineral que reflete todas as cores. É o mais duro e resistente minério. É no Branco que todas as cores se reúnem. É dele que todo o sistema da Abadá se sustenta para a preservação de seus ideais. É através da sabedoria, paciência, humildade, lealdade e firmeza de propósito, que irá manter a sua filosofia, tradição e fundamentos. Só haverá um Grão-Mestre na Abadá. Todos estes atributos estarão concentrados numa única pessoa, que terá a responsabilidade maior de conduzir os destinos da Abada Capoeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário