ABADÁ CAPOEIRA

A Associação Brasileira de Apoio e Desenvolvimento da Arte - Capoeira (ABADÁ-CAPOEIRA) foi fundada  no ano de 1988, pelo Mestre Camisa (José Tadeu Carneiro Cardoso), na cidade do Rio de Janeiro-RJ.

A ABADÁ-CAPOEIRA entende a capoeira como uma arte interdisciplinar que engloba vários aspectos esportivos, culturais, marciais e artísticos. Tem como filosofia o desenvolvimento do seu trabalho em vários níveis, seja buscando a elevação do nível técnico e teórico do capoeirista, seja utilizando a capoeira como valioso recurso pedagógico, artístico e cultural, objetivando, entre outras, a profissionalização do capoeirista, procurando resgatar o valor do Mestre de capoeira como produtor e transmissor de cultura e vivência.

A ABADÁ-CAPOEIRA procura contribuir para a formação de valores humanos e éticos, baseados no respeito, na socialização e liberdade, através de trabalhos que valorizam a cultura brasileira, tudo isso buscando fortalecer e engrandecer o capoeirista no seu caráter, dignidade e valorização pessoal.

Para a ABADÁ-CAPOEIRA, a capoeira é uma arte ancestral e futura. É a expressão viva da liberdade de um povo e deve, acreditamos ser praticada com reverência, merecendo de nossa parte respeito e atenção. Transformando e preservando valores, nosso trabalho aponta para a necessidade de deixar a capoeira livre para ser o que é: para a capoeira assim como para o camaleão, mudar é apenas preservar a sua essência.

Em Mato Grosso, a filosofia e demais treinamentos característicos da ABADÁ-CAPOEIRA, foram iniciados concomitantemente com a criação da mesma, sendo o seu primeiro representante o aluno do Mestre Camisa, o instrutor Anjo (Silvio de Menezes), advogado oriundo do Rio de Janeiro-RJ.

Roda em Cuiabá-MT

Atualmente um dos coordenadores do trabalho da ABADÁ-CAPOEIRA e aluno mais antigo da entidade em exercício é o Professor Mestre Adilson Domingos dos Reis Filho (Instrutor Tuiuiú), que teve seu início na capoeira no ano de 1995 com o graduado Vagalume (in memorian). No ano de 1998, Tuiuiú passa a ser aluno do Mestre Charm de Goiânia-GO, de quem é aluno até hoje. Além do Instrutor Tuiuiú, Cuiabá-MT também conta com a colaboração e coordenação do Instrutor Mozala.

Roda em Cuiabá-MT

Nesses vinte e quatro anos de ABADÁ-CAPOEIRA em Mato Grosso, pudemos vivenciar diversas fases, desde a marginalização da capoeira até a sua total aceitação pela sociedade, mostrando que a capoeira veio para ficar e que a mesma já possui vaga cativa na agenda cultural de nosso Estado.

Fundamentos

As atividades da ABADÁ-CAPOEIRA estão fundamentadas em alguns ensinamentos de Mestre Bimba, no que diz respeito à Capoeira Regional, e da Capoeira Angola, os quais unem-se para serem considerados como um todo: uma unidade em evolução. Assim, os fundamentos da capoeira se expressam na preservação da sua tradição, na evolução técnica, no cuidado e no zelo na confecção dos instrumentos e uniformes, no aprimoramento técnico, no respeito mútuo ao trabalho básico do aprendizado, no equilíbrio, na rapidez de raciocínio, na neutralização dos ataques por meio de esquivas, na velocidade, na eficiência e na união dos componentes da ABADÁ-CAPOEIRA.


6 comentários:

  1. A Abada Capoeira de MT , mostra sua cara cada dia mais , onde vemos mestre , instrutor , graduados e alunos e uma sintonia de mostras a verdadeira capoeira com responsabilidade, ensinamento, respeito, dedicação.. muito bom ..
    Claudio _ Primavera do Leste - Mt - Aluno Graduada Neninha..

    ResponderExcluir
  2. https://m.youtube.com/watch?v=B6DZJsQ50BA

    ResponderExcluir
  3. Vejam este vidio do link abaixo de deixe suas opiniões no comentario

    ResponderExcluir
  4. Vejam este vidio do link abaixo de deixe suas opiniões no comentario

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde pena que ainda não chegou aqui em sorriso pois seria muito bom se tivesse aqui abadá capoeira

    ResponderExcluir